AI4Females

Erasmus+

Em curso

Ongoing

 

🇵🇹

A CEPROF/ESPE é parceira no projeto AI4Females “Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) como ferramentas digitais para inspirar as mulheres e motivá-las a escolher campos de estudo relacionados a ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM)” que decorre entre 2021 e 2023 e que conta com parceiros de Portugal, Espanha, República Checa, Grécia e Polónia.

O projeto AI4Females tem como objetivo principal criar ferramentas que possam inspirar e motivar as jovens mulheres a seguir estudos nas áreas relacionadas com as STEM e desmistificar que não é uma área exclusivamente para rapazes. Este projeto propõe, assim, desenvolver/adaptar recursos, recorrendo à Inteligência Artificial (AI) e à Internet das Coisas (IoT), criando e promovendo demonstradores e casos-exemplo para motivar ambos os géneros a seguir esta área de estudos.

 

O projeto propõe-se a alcançar os seguintes objetivos:

– Capacitar os docentes das áreas técnicas com ferramentas de Inteligência Artificial (AI) e Internet das Coisas (IoT);

– Sensibilizar os docentes para o papel das Mulheres/Raparigas nas STEAM;

– Capacitar os estudantes das áreas técnicas com ferramentas de Inteligência Artificial (AI) e Internet das Coisas (IoT);

– Sensibilizar os estudantes para o papel das Mulheres/Raparigas nas STEAM;

O projeto pretende alcançar os seguintes resultados:

1 manual de formação de 60 horas com recomendações de atualização dos currículos de EFP.

1 Guia Metodológico que forneça modelos e ajude a combater os estereótipos sociais da relação das Mulheres com as STEM;

– 1 Kit com ferramentas demonstradoras das AIOT motivadoras para o público feminino, fácil de ser usado e implementado em Escolas Profissionais e Escolas de Ensino Básico;

– 1 Plataforma MOOC E-Learning, de uso livre e gratuito que forme e apoie os docentes a aplicar os resultados do projeto.

AI4Females

Título

Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) como ferramentas digitais para inspirar as mulheres e motiva-las a escolher campos de estudo relacionados a ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM)

Erasmus +

Ação-chave

KA220-EFP – Parcerias de cooperação na educação e formação profissional

Referência

2021-1-PL01-KA220-VET-000033028

Estado

A decorrer

Data de início

01-12-2021

01-12-2023

  • Centrum Ksztalcenia Zawodowego w Wysokien Mazowieckiem (Polónia)
  • National Technical University of Athens – NTUA (Grécia)
  • Akademie remesel Praha – Stredni Skola Technická (República Checa)
  • CEPROF – Centros Escolares de Ensino Profissional, Lda (Portugal)
  • Associació Educativa I Cultural Blue Beehive (Espanha)
  • CIFP Don Bosco LHII (Espanha)

Para mais informações contacte

ceprofprojectmanagement@gmail.com

🇬🇧

CEPROF/ESPE is a partner of the “Artificial Intelligence (AI) and Internet of Things (IoT) as digital tools inspiring females to choose fields of study related to science, technology, engineering and mathematics (STEM) European Project, that is ongoing from 2021 to 2023, and will have partners from Portugal, Spain, Czech Republic, Greece and Poland.

The AI4Females project’s main objective is to create tools that can inspire and motivate young women to follow studies in STEM-related areas and clearly demystify that it is not an area exclusively for boys. This project also proposes to develop/adapt resources using Artificial Intelligence (AI) and the Internet of Things (IoT), creating and promoting demonstrators and case studies to motivate both genders to follow this area of studies.

 

The objectives of the project are:

– Empower teachers of technical areas with Artificial Intelligence (AI) and Internet of Things (IoT) tools;

– To raise the awareness of teachers for the role of Women/Girls in STEAM;

– Empower students in technical areas with Artificial Intelligence (AI) and Internet of Things (IoT) tools;

– Raise awareness among students for the role of Women/Girls in STEAM;

 

The results of the project are:

  • 1 training manual of 60 hours with recommendations for updating VET curricula.
  • 1 Methodology Guide, providing models and helping to combat social stereotypes of women’s approach to STEM;
  • 1 Toolkit with demonstrators of AIOTs that motivates the female audience, easy to be used and implemented in Vocational Schools and Elementary Schools;
  • 1 MOOC E-Learning Platform, of free and open use that trains and supports teachers to apply the project results.

AI4Females

Title

Artificial Intelligence (AI) and Internet of Things (IoT) as digital tools inspiring females to choose fields of study related to science, technology, engineering and mathematics (STEM)

Erasmus +

Key Action

KA220-VET – Cooperation partnerships in vocational education and training

Reference

2021-1-PL01-KA220-VET-000033028

Status

Ongoing

Start Date

01-12-2021

01-12-2023

 

  • Centrum Ksztalcenia Zawodowego w Wysokien Mazowieckiem (Poland)
  • National Technical University of Athens – NTUA (Greece)
  • Akademie remesel Praha – Stredni Skola Technická (Czech Republic)
  • CEPROF – Centros Escolares de Ensino Profissional, Lda (Portugal)
  • Associació Educativa I Cultural Blue Beehive (Spain)
  • CIFP Don Bosco LHII (Spain)

For further information please contact

ceprofprojectmanagement@gmail.com