PEI C.Q da CEPROF

PLANO ESTRATÉGICO DE INTERVENÇÃO (PEI)

(RESUMO)
PERÍODO – 2020-2022

CENTRO QUALIFICA DA CEPROF – CENTRO COM COMPETÊNCIA CERTIFICADORA

FUNDAMENTAÇÃO DOS OBJETIVOS PROPOSTOS
A intervenção do seu CENTRO QUALIFICA DA CEPROF tem como objetivos fundamentais dar continuidade, aprimorar e densificar o seu contributo para a consecução do desafio governamental da elevação da qualificação escolar e profissional dos portugueses, reforçada com o conhecimento e a experiência na ação e o trabalho em rede com as parcerias formalizadas desde o início da sua atividade em setembro de 2017, assumindo também o acervo do extinto CNO da SPEL.
Nos atuais contextos socioeconómicos e educativo e formativo, a continuidade da intervenção do Centro Qualifica da CEPROF, o único sedeado no concelho de Espinho, continua a justificar-se, tal como é reconhecido pelos seus parceiros e destinatários da sua ação, que reputam o Centro como um agente estratégico necessário para a promoção da equidade, da igualdade de oportunidades e da inclusão social.

ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO
O CQ da CEPROF pretende responder às necessidades territoriais diagnosticadas e abranger diferentes públicos proporcionando-lhes uma oportunidade de qualificação, em função dos perfis e expetativas de realização pessoal e profissional de cada indivíduo. Para realizar esta missão, o Centro adotará as seguintes dinâmicas e práticas:
– diagnose regular das necessidades de qualificação locais e regionais e promoção de respostas formativas ajustadas;
– divulgação sistemática das ofertas formativas locais e regionais com recurso ao trabalho em rede e à sua divulgação através de flyers, imprensa e meios eletrónicos (emails e facebook);
– ações de sensibilização para a aprendizagem ao longo da vida e formações de curta duração para os seus públicos-alvo, em particular públicos específicos na defesa dos princípios da equidade, igualdade de oportunidades e inclusão, designadamente os jovens e adultos com NEE e minorias étnicas, através de ações de sensibilização e informação, da monitorização
regular do percurso dos candidatos encaminhados para ofertas de qualificação;
– alargamento e dinamização de redes de parcerias (designadamente entidades institucionais públicas e privadas, centros de formação e, para abranger em particular os públicos mais carenciados, no âmbito da RSE e outros operadores na área do social) numa lógica de racionalidade e complementaridade de meios e recursos e para desenvolvimento de itinerâncias.

MODELO DE ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO
O CQ da CEPROF orienta-se pelos princípios da flexibilidade, confidencialidade, eficiência, responsabilidade e compromisso. A sua ação funda-se numa liderança proativa, orientação para os resultados, foco nos destinatários da sua ação, dinamização e participação no trabalho em rede (parcerias)e na (auto)avaliação para a melhoria contínua.
A equipa técnico-pedagógica possui formação adequada às funções (c/experiências de gestão e formação em CNO/CQEP), é estável e com experiência na formação de jovens e adultos.
O Centro disponibiliza espaços e equipamentos dimensionados e ajustados às diferentes etapas e valências do Centro e às expetativas de qualidade e eficiência na ação e ao compromisso com os resultados.
O horário de funcionamento do CQ é flexível e ajustado às necessidades, funcionando em regime laboral e pós-laboral, incluindo sábados e prevendo-se a adequação aos horários nas empresas (itinerância). A entidade, parceiros e destinatários da sua ação participam na autoavaliação periódica dos seus processos, resultados e impactos (avaliação sistemática do grau de satisfação dos públicos-alvo, recolha de sugestões e reclamações e instrumentos de acompanhamento pós-formação).

INTERVENÇÃO SETORIAL

RVCC Profissional ☑ RVCC Escolar ☑ (4º, 6º, 9º e 12º anos)

Área de Educação e Formação (RVCC PRO) Qualificação (RVCC PRO)
Comércio Técnico/a de Distribuição
Comércio Operador/a de Logística
Comércio Técnico/a Comercial
Contabilidade e fiscalidade Técnico/a de Contabilidade
Eletrónica e automação Técnico/a de Eletrónica, Automação e Instrumentação
Serviços de apoio a crianças e jovens Técnico/a de Ação Educativa
Trabalho social e orientação Técnico/a de Apoio Familiar e de Apoio à Comunidade
Trabalho social e orientação Agente em Geriatria
Hotelaria e restauração Técnico/a de Cozinha/Pastelaria
Turismo e lazer Técnico/a de Informação e Animação Turística
Cuidados de beleza Esteticista